sábado, 13 de fevereiro de 2010

Bonsai e Eu

Poderia simplesmente fazer um post aqui falando sobre as origens do Bonsai, mas essa não é a idéia do que eu quero para meu blog.

O Bonsai para mim é uma arte intimista e individual. Única, pois suas técnicas não são simplesmente para reproduzir idéias, momentos, e afins. É a expressão do homem na natureza viva, mutável, e renovadora, que nos ajuda à recarregar nossas baterias de sensibilidade, delicadeza e, porque não, da nossa percepção  da nossa condição de transformadores no mundo.

As regras do bonsai não são escritas em pedra, nem existem "estilos" como "modernista", "Romântico" ou afins. Apenas a visão do praticante e sua obra, que demora anos e anos para ficar pronta, em um exercício de paciência. O que define um bonsai de qualidade não é apenas a proporção, mas a atenção dada do praticante para realçar a beleza de cada planta, e da representação de sua interação no mundo contido em um simples vaso.

Aliás para mim essa é a melhor característica do bonsai: a expressão filosófica real e natural que podemos tirar ao praticar a arte. Disciplina, relação com o mundo e com outras pessoas...intimista sem nos obrigar à exclusão solitária de um ateliê, pois a beleza da natureza viva não é guardada, mas sim mostrada ao mundo e dividida com todos. Uma beleza que nasce do indivíduo e chega à todos, incentivando à melhorarmos cada dia sem pressa, para desfrutarmos de um resultado magnífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog