terça-feira, 29 de março de 2011

Ferramentas do Bonsai - Substrato

Ao observar um bonsai, é quase unanimente que nos fazemos a pergunta: como ele foi feito? Como em toda arte, o bonsai tem técnicas, métodos, e o principal, instrumentos. De acordo com a intenção e área de trabalho, a combinação entre os 3 é fundamental para obtermos um resultado satisfatório.

Como o que mais nos chama a atenção são os ramos harmônicos, os troncos trabalhados e as flores perfumadas, vamos começar a parte de instrumentos pela parte mais importante: os para trabalhar a terra. Assim como nós, as plantas precisam de água e comida, e estas são providenciadas pelo substrato (vulgarmente chamado "terra" mas no bonsai este termo é errôneo) onde se encontram plantadas. O substrato em si será tratado em outro artigo, aqui, está apenas um breve resumo das ferramentas que você deve dispor para mexer na terra de vasos mais simples, compostos por dois conjuntos vendidos em grande parte de lojas para o lar e jardinagem.

Na parte  de cima, vemos um conjunto menor, muito comum entre os que cultivam hortas em apartamentos, e pequenas flores. É composto de, da esquerda para a direita:  uma pequena pá mais curta, para retirar torrões de terra, um "ancinho" para folhas e outras sujeiras, um garfo para "arar" a terra (parta sempre da borda para o meio, enfiando os dentes parcialmente e arrastando delicadamente, até o substrato estar pronto), e uma pá longa, para lidar com áreas menores.

Na parte inferior, são as mais utilidazadas para serviços pesados servindo aos mesmos objetivos, mas em "escala maior" (da esquerda para direita): um garfo, um ancinho (que também pode servir de arador por ser mais resistentes, e uma pá larga.

Não há mistérios aqui, no trato de conservação e manutenção do bonsai, em relação ao seu substrato, muito do básico é o mesmo encontrado em jardinagem. Contudo, você pode ser ver em uma situação de não ter uma ferramenta apropriada somente por que não se precaveu. Ambos os conjuntos, de boas marcas, não saem por nais de R$ 40,00, e são muito bem vindos à qualquer caixa de ferramentas de bonsaístas. A saúde e beleza do seu bonsai irão agradecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog