quinta-feira, 14 de abril de 2011

Kengai - Estilo cascata

Um dos mais artísticos e dramáticos estilos de bonsai, o Kengai é também um dos mais populares, apesar de um dos mais difíceis. Dentre suas inúmeras possibilidades estilísticas, um detalhe enriquecedor para o praticante, é que os ângulos de queda entre os estilos chinês (mais acentuado e com copas densas), e japonês (mais suave e com copas em degraus), formam as duas mais tradicionais diferenças dentro do estilo, assim, ele pode selecionar vasos com decorações mais marcantes para uma linha ou a outra.


O kengai é a reprodução da natureza de uma árvore, normalmente em penhascos, barrancos ou desfiladeiros, que ao receber a força de nevascas, deslizamentos, e até do vento, a faz crescer "para baixo". O bonsaísta, obviamente, não tem ao seu dispor este tipo de recurso. Para reproduzir estas forças, a aramação é o recurso principal que ele tem ao seu dispor, usando de preferência os de diâmetro um pouco maior que o ideal, para aliviar a tensão que o tronco será submetido, pedaços de borracha envolvendo-os para evitar marcas também são bemvindos. Para que a planta se desenvolva com liberdade, vasos maiores e mais fundos são os mais adequados, assim como colocá-lo na beira das bancadas e mesas. Também como padrão, o plantio ao centro do vaso para promover melhor equilíbrio e harmonia.

O tradicional é buscar na planta em kengai, uma forma em U na base de seu tronco, seus galhos educados para crescerem na horizontal, dando uma aparência completa e gerando um quadro natural e fluido. Centralizar a planta no vaso e considerado padrão por muitos, além de facilitar seu equilíbrio. Como cuidados específicos, o fato da copa estar "ao lado" ou abaixo da raíz, a prática de de adubação e irrigação foliar como cuidados extras são muito bem vindos.



Associação Goiana de Bonsai
Growing a bonsai tree (inglês)
Healthy Gardens (inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog