domingo, 4 de julho de 2010

Escolhendo sua planta para bonsai - Parte 2

Saúde da Planta

Apesar de bem conhecido, até por quem é totalmente leigo, é pouco praticado, além de algumas plantas enganarem em seu estado de saúde. Por isso, o principal é ser detalhista e "chato", já que a intenção é que a planta não morra assim que chegar na sua casa, ou do presenteado.

O principal cuidado é verificar a saúde das folhas, se estão íntegras, bem cuidadas, e com os galhos e ramos bem aparados. Os galhos, em plantas lenhosas, devem estar firmes (se estiverem esponjosos a planta tem grandes chances de estar com excesso de água no substrato). Evite plantas que mostrem muitas cicatrizes de cortes, à menos que você vá trabalhar nela.

Musgos e líquens podem esconder doenças, então, se você não sabe reconhecer doenças por debaixo daquele belo tapete verde, que dá um ar antigo à sua escolha, é melhor chamar alguém que entenda OU deixar de lado essa escolha até que saiba o que está levando. Minha dica com relação ao musgo, é comprar a planta com o solo à mostra, e o musgo em separado para colocação posterior. Não é caro, e as chances de levar uma planta com fungos e doente por conta um substrato de má qualidade, escondido pelo musgo, diminuem consideravelmente.

Tenha certeza de "meter a mão" na planta antes de comprar. Não verifique apenas a parte externa da copa, olhe também a interna, pois ali podem se esconder parasitas, como pulgões, que cedo ou tarde vão acabar com ela. Observe bem o solo, se ele não está compactado e com muitas raízes (sinal de pouco trabalho ali)

Aproveitando a deixa, a raíz é a parte mais problemática, pois é impossível vê-la, e tirar a terra só pra isso é uma agressão desnecessária à planta. Entretanto, verificar o estado do substrato , pode dar uma boa idéia do estado da raíz. Substrato macio, não empedrado nem compactado, tem maiores chances de ter uma raíz saudável (e bem cuidada) que um de substrato duro, empedrado e compactado, pois permite que a água, e aeração do solo, gerem os micronutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Por fim, conhecer as exigências da espécie de planta antes de procurar uma como ou para bonsai, é outro tópico essencial, que falarei à seguir. Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog