sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Escolhendo sua planta para bonsai - Parte 3

Espécie e local

Quando escolhemos uma planta, devemos nos ater ao cuidado básico de "o que" estamos levando. No meu post anterior, eu falei sobre saúde ao escolher uma muda ou bonsai, mas a espécie e local de "armazenagem" são igualmente importantes. Tanto que devem ser feitos ao mesmo tempo em que se verifica a saúde das suas escolhas.

Nem toda planta se adapta à qualquer lugar ou clima. Sim, você pode ecolher um pinheiro para ficar no sertão nordestino, mas garanto que ele precisará de muito mais cuidado que, digamos, uma bougainvillea, e ainda por cima ficará sob o risco de morrer ao seu primeiro descuido. É algo tão importante, que muitos bonsaistas acabam por se "especializar" em uma espécie ou família de plantas.

No início da arte no Brasil, era raro encontrar plantas que suportassem bem o calor que prepondera na maior parte de nosso país, mas hoje em dia, o número de espécies nativas e tropicais é tão grande na arte, que mesmo em coleções de praticantes em países do norte europeu vemos alguns exemplares, então, a escolha se torna muito mais ampla. De modo geral você deve se guiar por 3 regras simples:

- Tempo disponível para cuidado: se você tem bastante tempo, pode escolher bonsais que precisam de mais cuidados, caso contrário, escolha os mais resistentes.

- Iluminação e Sol: Plantas gostam de luz e Sol, mas atenção! Nem todas gostam nas mesmas quantidade e intensidade! Como ela está restrita ao vaso, a água disponível para ela se manter viva se esgota mais rapidamente, ficando com menos opções para se sustentar, enquanto algumas desidratam mais facilmente que outras sob o sol direto. A variação pode ser desde algumas poucas horas pela manhã ou tarde ao sol, como plantas que podem pegar sol o dia inteiro, contato que estejam bem regadas.

- Regas: De modo geral, regue sempre que a terra na superfície esteja ligeiramente seca, e até começar à sair pelo fundo do vaso. Algumas espécies podem ser regadas com menos frequência, mas poucas exigem mais água que isto.

Com estes pequenos cuidados ao escolher sua planta, a chance de que ela venha à durar muitos e muitos anos aumenta consideravelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog