quinta-feira, 3 de março de 2011

Acerola

No meu post anterior eu falei da Bougainvillea, espécie florífera apreciada pela beleza e ideal para iniciantes. Neste post, sigo para outra espécie, a Acerola, fruto nativo dos trópicos, igualmente ideal para o jovem bonsaísta que deseja um exemplar frutífero em sua coleção.

Embora seja sob aspectos delicado, a aceroleira é ideal ao inicante por vários fatores: é de fácil manutenção, sua obtenção é simples e aceita a maioria dos estilos. Assim, ela é uma planta ideal para o aprendizado, oferecendo uma verdadeira sala de aula em um vasinho. Porém, como dito antes, se trata de uma planta um pouco delicada, então você deve estar disciplinado em sua manutenção.

Cuidados

Iluminação: Sol pleno ou Meia sombra

Temperatura: Tolera temperaturas de até -3o Celsius se protegida de geada, mas o ideal é entre 18 e 27.

Irrigação: Muita, inclusive na copa. Nos dias mais quentes, duas vezes ao dia, na manhã e à tarde, tomando cuidado com jatos fortes quanto florindo ou frutificando.

Fertilização: Mensal, exceto no inverno. De preferência usar adubo orgânico contendo cinzas de madeira no Outono e Primavera à cada 15 dias.

Poda e aramação: Se desejar a frutificação, mantenha a copa densa. A brotação é majoritariamente vertical, então estilos "para cima" são mais adequados. Cuidados adicionais com a frutificação são bem vindos, assim como aramação, que não deve ser muito justa, pois deixará marcas profundas facilmente.

Propagação: Sementes frescas oferecem a melhor opção, mas a estaquia também é viável.

Reenvasamento: a cada 1 ano ou dois, evite retirar mais de 1/3 das raízes. Substrato aproximadamente de 60% de matéria orgânica e 40% de areia comum.

Pestes e doenças: Pulgões e cupins.


Links


2 comentários:

  1. Ola, a alporquia dessa especia é aconselhada para bonsai ?
    se sim, quanto tempo devo deixar a alporquia enraizando ?

    ResponderExcluir
  2. Aceita alporquia tranquilamente, aqui no norte eu consigo em 30 a 45 dias já tem muitas raízes mas sempre deixo do início de dezembro até meados de março que é o tempo das chuvas, com sol mais ameno, facilita a produção de raízes.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog