quinta-feira, 10 de março de 2011

As ferramentas do principiante - Preparo Mental

Toda vez que me perguntam o que é necessário para aprender bonsai, eu respondo que apenas um item é fundamental: paciência. Com doses generosas de imaginação e conhecimento, estas virtudes transcendem o bonsai, sendo lições de serenidade e evolução constantes dos nossos "eus". De fato, uma das virtudes desta como arte, é a continua evolução não só das nossas técnicas, e de nossa arte, um reflexo constante da natureza mutável humana, refletido em cada uma de nossas obras, em um sentido mais profundo que uma pintura ou escultura. Sim, você pode transmitir emoção, idéias e afins com todas as outras artes, e elas não são menores, melhores ou piores que o bonsai. Mas o objeto da arte do bonsai, a reprodução quintessencial de nossos espíritos em harmonia com um pequeniníssimo pedaço da natureza viva, o torna em um tipo de arte personalíssima e libertadora, íntima em um nível que apenas o praticante e amante pode compreender.

Se você se pergunta: "sim mas como faço isso se nem consigo manter minha planta viva"? Bem meu caro, ai que entra o preparo mental para a arte.

Sem preparo não alcançamos nada. Sim, você pode buscar atalhos, mas algumas vezes esses atalhos nos levam à lugares que não pretendíamos ou podíamos ir. Com o bonsai é exatamente isso: não existem atalhos. Você deverá dedicar-se àquela plantinha, ou ela jamais desabrochará a beleza que reserva em si. Aqui estão as 3 lições fundamentais do bonsai:

PACIÊNCIA
A lição fundamental, que permeia todas as outras e transcende o bonsai como uma virtude da vida. Sem ela você jamais transformará sua planta em bonsai. Não importa considerar que uma muda jovem em um belo vaso harmonico é bonsai, sem trabalhá-la, se você o fez por impaciência, por desejar o caminho fácil.

Os mais belos bonsai não são meramente obra do acaso, mesmo os que foram obtidos diretamente na natureza. Eles tem sua história, seu espírito e uma ligação profunda das marcas que só o tempo, as dificuldades e bonansas da vida são capazes.

DISCIPLINA
A maior ferramenta do bonsaísta para trabalhar na arte é sua disciplina. Sem ela, esquecemos de coisas simples, relacionadas ou não ao bonsai, mas todas igualmente importantes. As pessoas acreditam nestes dias modernos, que a disciplina é um mal, que ela leva a uma rotina mecânica que nos desumaniza. Errado. A disciplina não é nada disso, mas antes, nossa concentração, confiança e seriedade em realizar nossas tarefas para que outros não se preocupem ou se prejudiquem por não termos realizado-as.

A disciplina correta, nos faz enxergar além do óbvio, mantendo nossas metas em foco, e mentes aguçadas, percebendo o mundo em seu esplendor, do uno para o todo e do todo para o uno.

CONHECIMENTO
Ninguém nasce nem morre sabendo tudo sobre qualquer coisa. Sempre aprenderemos e ensinaremos algo aos outros, assim como tiramos lições do que nos cerca. A vida é um aprendizado constante, de técnicas para bonsai, recursos para nossos trabalhos, alegrias que aprendemos a saborear e tristezas para superar.

Digo sempre que uma parte de nossa vida é "estar" estudante, a sociedade nos cobrando Português, Matemática, História, Física e outras formas do saber, mas os que se destacam são aqueles que optam por "ser" estudantes, os que tem espírito, mentes e corações abertos ao mundo, que dão e recebem os verdadeiros tesouros da vida, saber, ciência e consciência, sem ganância ou avareza.

Você nunca terá conhecimento demais, então sempre se informe, pesquise e aplique o que aprendeu, e o que realizar lhe dará frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog