As estacas podem ser produzidas por qualquer parte da planta, contudo, alguns cuidados devem ser tomados ao escolher a futura muda:
1) Evite galhos com flores e frutos. A energia do galho está voltada para a estes elementos, e a chance de que ele enraize serão mais baixas que de um galho mais "simples".
2) Não use brotos muitos jovens. São muito frágeis e sensíveis, morrerão rápido.
3) Prefira estacas de tronco já lenhoso, ou com firmeza. A maturidade destes ramos facilitará o enraizamento.
Em relação à técnica, alguns elementos irão maximizar as chances de que seu sashiki se torne uma muda viável, e futuramente, um belo bonsai:
- Limpe e esterelize a ferramenta de corte. Isso diminuirá as chances de infecções na planta. Lembre que as plantas são seres vivos também, e são vulneráveis à doenças provocadas por microorganismos tanto quanto nós.
- Faça um corte limpo (um golpe rápido e preciso) do ramo logo acima de uma gema, e abaixo de outra. Estes são os pontos com maior vitalidade e capacidade de regeneração dos ramos.
- O corte deve ser em um ângulo de 45 graus em relação ao ramo (mais ou menos o que os floristas fazem com flores de corte). Isto ajuda a planta em sua hidratação. Se ela ainda tiver lenho, expor a "parte verde" retirando a casca da parte onde será a raíz, também pode ajudar.
- Use uma mistura simples de 3 partes de terra comum e 2 de areia lavada para as mudas, longe do Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário