Uma pergunta que sempre me fazem, é se o bonsai gera frutos e flores normalmente, e como elas são. A resposta rápida é sim: geram flores e frutos normalmente, a complicada é: depende da espécie.
Vejam, a única alteração feita na planta utilizada como bonsai, é seu tamanho, e nada mais. O que ditará a capacidade do bonsai gerar ou não frutos, é o cuidado com a adubação, e a própria relação do tamanho do fruto com o tamanho do bonsai.
Diferente dos outros bonsai, aqueles aos quais pretendemos frutuficação recebem adubação em épocas e meios diferenciados. Após certificar-se da época de frutificar, e após os trabalhos de desenvolvimento da planta estarem "encerrados", o bonsaísta deve passar à alternar o adubo normal da planta com aqueles com maior quantidade de fósforo, que irão estimular a frutificação, e NUNCA adubar na época de frutificação.
Em relação ao fruto tamanho, a regra é usar o bomsenso. Bonsais maiores devem ser os escolhidos para tal, e apenas algumas espécies são mais ou menos apropriadas para tal. Parreiras, macieiras e semelhantes são mais apropriadas, mas poucas espécies são totalmente inadequadas, entre elas as que geram frutas de grande porte, como jaqueiras, e as de clima inapropriado.
Também mantenha em mente que a qualidade do fruto raramente será idêntica a dos mercados, e o normal é seu porte ser reduzido em relação ao fruto normal. Mas com cuidado e prática, chegará o momento em que estes frutos terão qualidade suficiente para serem saboreados como qualquer outro, em salada de frutas, in natura e quem sabe aquele limoeiro não renderá alguns frutos para uma bela caipirinha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário