Uma dúvida que atormenta os novos donos de bonsai, além dos cuidados com as regas, é "onde eu colocarei"? Muito dão bonsais de presente, ou os compram, achando que por ser uma planta de pequeno porte ele pode ficar em qualquer local, especialmente os comprados em supermercdos e outras lojas não-especializadas, o que leva à morte prematura do mesmo.
Lembresse: o Bonsai é uma planta, um ser vivo, portanto, ela responderá ao que for ofertado à ela. Cada espécie exige um cuidado especial (que eu tento oferecer aos leitores na forma dos meus posts sobre espécies), mas existem alguns cuidados gerais que todo possuidor de bonsais deve ter em mente:
- Água de ar condicionado não é adequada à plantas. Ela carrega resíduos do processo de resfriamento do ar, que acabam por desequilibrar o pH do solo, além da temperatura elevada, portanto, não coloque o bonsai para receber a água do condensador do ar-condicionado
- Posicionar o bonsai em cima ou próximo da saída de exasutão do ar-condicionado é igualmente prejudicial. O calor gerado naquela área desidrata a planta, matando-a.
- Colocá-lo sob incidência direta do sol o dia inteiro, ou nunca faze-lo tomar sol. O tempo necessário de exposição ao sol varia de espécie à espécie, mas de modo geral, os extremos são prejudiciais ao bonsai.
- A irrigação do bonsai deve ser constante, mas não exagerada. A regra geral é uma vez ao dia, molhar toda terra até que saia água pelos furos do vaso. No verão dos locais mais quentes, duas vezes ao dia, incluindo as folhas.
Partindo destas regras simples, em conjunto com os necessários para cada espécie, seu bonsai ficará saudável e bonito durante muito mais tempo, propiciando todo o prazer que a arte pode trazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário