Já faz um tempo que estamos na estação, mas deicidi que essa postagem viria à ser mais adequada por esta época.
De modo geral, o Brasil tem um clima com temperaturas mais elevadas, e no verão, a intensidade do sol tende à tornar essas temperaturas mais altas, além das tradicionais chuvas da época. Embora já tenha tocado indiretamente no assunto, cabe um post mais dedicado aos cuidados para as plantas nesta época.
Em primeiro lugar, como nós humanos, as plantas desidratam, portanto, é indicado o aumento de regas, ao nascer do sol e no fim da tarde. Algumas plantas especialmente delicadas devem receber uma rega aérea entre 10 da manhã e 13 horas, para evitar queima de folhas.
Como a intensidade do sol aumenta, o uso de sombrite, ou ao menos trocar o bonsai de local também são medidas a serem tomadas. Algumas espécies devem ser mantidas no sol pleno, especialmente as nativas, mas a maioria deve ser mantida à meiassombra nesta época.
Em relação à alporquias, estaquias e podas, ambas devem ser feitas com cuidado, mas é uma época interessante para tais técnicas. As plantas estão no pico de suas atividades de crescimento, e portanto, os resultados vem rápido, contudo, uma poda mal feita pode fazer com que a planta "queime", perdendo muita água em decorrencia dos cortes, ficando impedida de se recuperar adequadamente.
Em relação aos adubos, como as plantas entram em um pico de desenvolvimento nesta estação, é interessante aumentar a quantidade ou a frequencia (nunca ambos), mas não mais do que 20% do que o habitual, e evite o aumento se utilizar or quimicos. Eles são bem concentrados, então não existe uma grande necessidade de tal aumento, salvo se houver especificação no produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário